Home Iluminação Pública

Local de Funcionamento:

Av. Antonio Pereira Aragão (antiga avenida Rodoviária), 1087 - centro.

São Mateus do Maranhão

Maranhão/Brasil

Fone: (099) 8224 - 1288

Fale conosco: clique aqui

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA:

A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar plenamente do espaço público no período noturno. Além de estar diretamente ligada à segurança no tráfego, a iluminação também embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e permite melhor aproveitamento das áreas de lazer. Dessa forma, a melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública favorece o turismo, o comércio e o lazer noturno, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população.

SERVIÇOS PRESTADOS:

:: Substituição de lâmpadas.
:: Instalação de novas lâmpadas.
:: Substituição de reatores.
:: Instalação de novos reatores.
:: Concertos variados como, Conexões, trocas de soquetes, braços de luminárias, etc.
:: Aplicação de luminárias.
:: Substituição de relés e bases de acionamentos.

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO PREDIAL:

:: Visita em todas as unidades consumidoras do poder público para avaliação de consumo.
:: Vistorias de instalações internas.
:: Manutenção de instalações em prédios públicos.
:: Ampliação e restauração de pontos de energia em prédios do município.
:: Recuperação de equipamentos danificados.
:: Atendimento e soluções de defeitos.
:: Atendimento e manutenção de poços artesianos.

EQUIPE DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA:

:: Washington Luis Catro.
:: Inácio Bezerra de Aguiar.
:: Fracineth Pinto Cardoso.
:: Gilmar Pinto de Carvalho.
:: Luis Guilherme Carvalho Castro
:: Antonio José do Nascimento.

ENTENDA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA:

O valor pago pelo cidadão a titulo de taxa de iluminação pública se baseia nos seguintes critérios:

1 – Conforme a classe (Residencial, Industrial, Comercial, Rural e etc. )
2 – Conforme o consumo (Kwh  = Quilowatts Hora)
3 – Participações de Programas Sociais (Bolsa Família, Bolsa Cidadão etc.)

O Valor descontado pela concessionaria na conta de luz refere-se a sua participação no pagamento da despesa total gerada pela iluminação publica, medida pela concessionaria, ou seja é responsabilidade de todo consumidor de energia contribuir com o pagamento da iluminação pública, vale ressaltar que todo o processo é legalizado através da Lei complementar 01/2005 de 29 de agosto de 2005, a mesma sofreu alteração com a Lei  095/2009 pela administração anterior, reajustando os valores cobrados.

Todo valor recolhido pela concessionaria é repassado para o município descontado os valores da energia utilizada, ISS (Imposto Sobre Serviços) e valor estabelecido em contrato entre prefeitura e concessionaria para a prestação do serviço de arrecadação dos valores da Iluminação Pública, o saldo dessa operação e revertido em compra de lâmpadas, luminárias, reatores e todo material necessário para o bom funcionamento do sistema de iluminação pública de São Mateus do Maranhão.

Radio Timbira

Telefones Uteis